A MENSAGEM BÍBLICA

29/08/2011 20:17

A mensagem Bíblica

Muitos que trabalham com crianças não sabem como apresentar a mensagem bíblica, pensam que é só contar uma historinha da Bíblia, ou até mesmo muitas das vezes não apresentam uma mensagem bíblica realmente, com verdades espirituais para o crescimento das crianças. Na maioria das vezes que pude contemplar algumas mensagens para crianças em Cultos Infantis, EBD, EBF e outros eventos, eu pude observar que os professores, ou melhor chamá-los de contadores de histórias, contam a história de um determinado personagem, por exemplo, história de Jonas (muito atraente às crianças), contam que Jonas foi engolido pelo grande peixe, que ele não obedeceu a Deus, que as crianças devem obedecer e assim por diante, isso tudo é ótimo, mas pensem uma coisa: o que adianta conhecer a Jonas? Ele não pode salvar a vida de ninguém! Devemos contar a história de Jonas, Moisés, Davi e tantos outros, mas isso somente deverá ser usado como uma ponte para o alvo principal que é Jesus Cristo. A criança tem que saber quem é Jesus, o que Ele fez e principalmente que Ele quer salvá-la de toda condenação do pecado. Não podemos ficar somente de blá-blá-blá, precisamos anunciar a Cristo, precisamos apresentar o plano da salvação.

É muito importante saber como preparar uma mensagem bíblica para crianças, é comum ouvir as crianças falarem: “Tia, essa história eu já conheço, conta outra”, acabam perdendo o interessem, pois já sabem qual será o andamento da programação, é preciso criatividade para que possamos contar a mesma história de várias maneiras; e, é claro precisamos da unção de Deus, pois sabemos que só o preparo de nada adianta se o Espírito Santo não dirigir qualquer trabalho que façamos. Que você possa fazer a obra do Senhor com excelência: “Maldito o homem que faz a obra do Senhor relaxadamente” (Jr 48:10).

 A lição Bíblica

 Lição Bíblica é um conjunto de fatos bíblicos aplicados à vida do aluno, deve ser objetiva, prática e também pessoal. O conteúdo da lição precisa atingir todos os ouvintes, no caso das crianças, a lição precisa atingir às crianças salvas e não salvas.

 Como devo preparar a lição Bíblica?

Ore por você – Peça a Deus que Ele lhe dê mais sabedoria, mais entendimento da palavra, que você possa saber o que o Senhor quer transmitir aos pequeninos. Você precisa manter uma vida diária de oração, uma vida de comunhão com o Senhor, uma vida de intimidade com o Pai, deverá estar pronto para ser usado como canal de benção, através da sua vida Jesus vai salvar muitas crianças, por isso sua vida deve estar no altar do Senhor: “Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito, e para isto vigiando com toda perseverança...” (Ef 6:18)O que o apóstolo Paulo quer nos dizer com esse texto? O que significa orar em espírito? Nós temos o Espírito Santo dentro de nós, graças a Deus por isso, mas Paulo está dizendo que o nosso espírito deve estar orando todo o tempo, o nosso interior, a nossa mente deve estar focada em Cristo. Ele continua: “Orai também por mim, para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para com intrepidez fazer conhecido o ministério do evangelho” (Ef. 6:19), vejam que interessante o pedido de Paulo, ele poderia pedir tantos outros motivos de oração, ainda mais nas circunstâncias em que ele se encontrava quando escreveu essas palavras, ele estava preso e ainda assim não estava preocupado com seu próprio bem-estar, mas estava preocupado sim, em testemunhar a palavra de Cristo, creio que essa deve ser a nossa oração. E você não é diferente de Paulo, pode até ser que você não seja um missionário como foi Paulo, mas se você atua em um ministério infantil ou deseja fazê-lo, você é um pregador da palavra, ainda é maior a sua responsabilidade, você vai pregar aos indivíduos que ainda estão com o caráter em formação. Pense nisto.

Ore pela reunião – Você deve orar por todo andamento do trabalho que vai realizar, seja ele um culto infantil, uma célula, EBD, EBF e etc. Apresente tudo ao Senhor, peça a provisão do material que necessitará para o trabalho, peça por todo o programa, pelas pessoas que estarão envolvidas. Deixe o Espírito Santo tomar a frente de todo e qualquer trabalho que você realizar com os pequenos.

 Ore pelas crianças – Ore por cada criança, ore especialmente por aquelas crianças que tanto necessitam, você conhece “suas crianças” sabem que tem crianças que precisam mais de sua oração, que precisam de libertação, salvação, salvação das famílias. Peça ao Senhor para abrir os olhos espirituais das crianças, para que se convertam: “Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados.” (At 26:18). Que Deus lhe envie muitas crianças para ouvirem a palavra: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Rom 10:17). Que você possa ser um canal de benção nas mãos do Pai.