Contem histórias às crianças!
Contem histórias às crianças!
A história é um dos métodos de ensino mais eficiente que existe. Através dela, podemos aplicar a lição bíblica e a mensagem bíblica às crianças.
Todo professor de criança deve saber contar história muito bem. Através das histórias as crianças são influenciadas. “A verdade convincentemente apresentada mediante uma boa história é a maior força que o mundo conhece.” Disse um professor especialista no assunto.
Durante uma boa história as crianças ficam atentas, durante a evolução dos personagens, elas prestam muita atenção e desejam imitar os heróis. Se muitas crianças têm sido influenciadas por histórias malignas, contadas na televisão, podemos através das histórias bíblicas influenciá-las para o bem, para o amor, a obediência, etc. Os “super-heróis” têm influenciado muitas crianças em todo mundo, já soube de crianças pequenas que se machucam por quererem voar como o super-homem ou quererem escalar como o homem-aranha, sabemos que eles não são heróis, e Satanás com isso, quer fazer com que as crianças esqueçam do verdadeiro Herói, Cristo o Senhor. Então contemos a elas sobre tantos heróis que temos na Bíblia. E com certeza elas sentirão o desejo de imitá-los, sendo obediente a Deus, dependente de Deus, tendo uma vida de oração e etc.
Até mesmo a atenção dos adultos pode ser despertada por uma história, isso porque o ser humano tem curiosidade em saber sobre a vida de outros indivíduos. Por isso as editoras vendem “aos baldes” livros de romances em todo o mundo, existem milhares de exemplares que são lidos constantemente. A maior prova que a história tem um poder arrebatador é o sucesso da programação de televisão, os filmes, por exemplo filmes na verdade são histórias escrita por alguém, podem ou não ser uma ficção. Outro grande sucesso na televisão ou porque não dizer o maior sucesso atualmente da telinha são as novelas, novelas essas que não edificam em nada a vida de quem gasta tempo assistindo-as, mas atualmente é sucesso mundial, o Brasil e a Argentina são os que mais exportam as novelas e como lucram!
A maioria das histórias da televisão e muitas também das publicadas em forma de romance não têm nenhum conteúdo literário, a maioria delas são ruins e fora dos padrões de Deus, então vamos contar histórias que edificam vidas.
O que é história?
História é diferente de estória. De acordo com o dicionário Michaelis: História – Narração ordenada, escrita, dos acontecimentos e atividades humanas ocorridas no passado. Os fatos do passado da humanidade registrados cronologicamente. Estória – Narrativa de lendas, contos tradicionais de ficção; "causo":
O que você conta paras crianças a respeito da vida de algum personagem bíblico é uma história, já algo que foi imaginado, que pode até mesmo ser edificante, mas você sabe que não ocorreu de verdade é uma estória. Sempre que você contar uma estória é bom que diga que não ocorreu de verdade, as estórias nunca devem substituir a história bíblica, você pode até usá-las para preencher o tempo de alguma programação e ela deve ter algum ensinamento para a vida dos pequenos.
Por que usar este método?
1 - Esclarece as verdades espirituais – A história apresenta ensinos espirituais e/ou morais, por isso se torna real na vida dos que a ouvem;
2 – É facilmente lembrada – Eu duvido que exista alguém que não se lembre de alguma história que ouviu quando criança, ou contada pela avó, pelos pais ou por um professor. A minha mãe costuma dizer: “Seu avô contava uma história assim e assim..” e quando aparecemos com um determinado assunto lá vem ela de novo: “Seu avô contava uma história assim, assim, não sei se é verdade, isso era estória de seu avô”, meu avô deve ter sido um bom contador de estórias, porque minha mãe geralmente esquece das coisas com facilidade mas das estórias de meu avô ela se lembra. Um dia desses em uma EBF eu contava a história: “Um milagre para Samuelito”, é uma história missionária para crianças publicada pela APEC já há vários anos, uma senhora de mais ou menos quarenta anos passou e observou a história, depois veio falar comigo: “Eu me lembro dessa história eu a ouvi quando criança, me lembro que o Samuelito falava: Buenos dias.”
Ouvi também uma pessoa falar que a maioria das histórias b íblicas que ela conhece ela as ouviu na EBD quando tinha uns cinco anos de idade.
3 – Influi na conduta – Como já falei uma história pode influenciar na vida crianças e adultos, lembremos agora de uma passagem da Bíblia, em que os discípulos pediram ao Senhor Jesus que os ensinassem algo sobre a oração, ele respondeu com uma história que transcrevo:
“Disse-lhes Jesus: Qual dentre vós, tendo um amigo e este for procurá-lo a meia noite e lhes disser: Amigo, empresta-me três pães, pois um amigo chegando de viagem, procurou-me, e eu nada tenho que lhe oferecer. E o outro responde lá de dentro: Não me importunes, já estou deitado e meus filhos também, não posso levantar para te dar; digo pois que mesmo que não queria levantar-se para dar o que pede o amigo o fará pela importunação e dará tudo o quanto ele quiser”.(Lucas 11:5-8).
Os discípulos foram alcançados por essa estória de uma forma maravilhosa, eles compreenderam que deveriam orar até que conseguissem o que estavam pedindo, depois da parábola Jesus apresentou logo o ensino: “Pedi e dar-se-vós-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vós-á. Pois todo que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á”.(Lucas 11:9 e 10). Eles tiveram uma mudança em sua conduta.
4 - O Mestre dos mestres usou este método – O Senhor Jesus usou por várias vezes este método, como vimos acima, ele nos deixou cerca de 30 parábolas, se o Senhor Jesus que em todas as coisas foi exemplo, nos deixou esse artifício, então nada mais sensato do que imitarmos o Mestre e usar os métodos que Ele nos ensinou.