Evangelização infantil Urgente

30/07/2011 18:45

 Levando crianças a Cristo

Em um dos cursos da APEC (Associação pró-evangelização das crianças), eu ouvique as crianças precisam de amor, esperança, investimento, oração e urgência, então decidi escrever sobre isso, tentar explicar o que isso significa. Vamos mudar a realidade das crianças em nossas igrejas.

 

 AMOR - Muitas pessoas não entendem que o amor é a base de tudo; e, sem ele nada tem sentido (I Co 13:3), não tem como trabalhar com crianças sem amá-las, o seu trabalho não será prazeroso e será infrutífero se você pensar: “Não tem quase ninguém pra ficar com as crianças lá na igreja, então eu fico, fazer o quê?” ou “Já que a irmã está precisando de mim, eu ajudo” ou até mesmo “É uma maneira de eu sair um pouco do culto” (misericórdia!)

Se você não sente um amor profundo pelas crianças, peça a Deus que coloque esse amor dentro do seu interior e só depois de sentir realmente amor pelos pequeninos, aceite o desafio de ensiná-los.

Você precisa sentir paixão pelo que faz em todas as áreas da sua vida. 

 ESPERANÇA - A bíblia diz que devemos trazer à memória o que nos dá esperança (Lm 3:21), as crianças precisam de esperança. É necessário entendermos que muitas crianças não têm esperanças para o futuro, não têm em quem se espelharem, algumas têm pais presidiários, alcoólatras, desempregados (o que é tão comum atualmente em nosso país),  muitas não conhecem os seus pais; elas sentem o peso da indiferença, do abandono. Muitos pequeninos vivem nas ruas, sem direção e sem Cristo. Precisamos acreditar nas crianças, precisamos esperar um futuro melhor para elas. Não somente esperar que tenham um futuro melhor, precisamos trabalhar para isso, evangelizando, cuidando, profetizando bênçãos,  quebrando maldições e dando-lhes muito amor.

Muitas vezes é necessário alertar os pequenos e ensinar-lhes como rejeitarem coisas em suas vidas (maldições familiares), muitas crianças estão presas por Satanás, por demônios do vício, prostituição, medo, etc. Muitas crianças precisam de libertação. Acredite que as crianças quando salvas e libertas em Jesus, podem ganhar suas famílias.  

INVESTIMENTO - As crianças precisam de investimento de nossa parte, com certeza você só entenderá realmente sobre isso se estiver trabalhando com elas. Muitas igrejas não têm investido nas crianças, fazem templos bonitos, compram instrumentos caros, mas as crianças ficam na “salinha”. Elas precisam do melhor lugar, de um lugar alegre e bonito, no qual se sintam bem. Por isso, muitas vezes é necessário gastar dinheiro, é extremamente importante dar o melhor para as crianças, dê o melhor para as “suas” crianças, dê o melhor lanche, o melhor ambiente, e acima de tudo dê o melhor de você. Invista em você, faça cursos de aperfeiçoamento, sempre precisamos melhorar. Existe um curso excelente, o curso da APEC, curso este que forma Professores Evangelistas de Crianças e que tem alcançado milhares de crianças por todo mundo.

Invista também o seu tempo. Gaste mais tempo em oração e leitura da bíblia, mantenha sua vida no altar de Deus. Lembre-se sempre: você precisará está cheio da unção de Deus para ministrar às crianças.

Se seus líderes, seus pastores não entendem a importância e não têm investido no Ministério Infantil, ou talvez sua igreja nem tenha um Ministério ou um Departamento Infantil, Deus pode usá-lo para mudar esse quadro, ore por isso, converse com seus líderes, invista você, pois tenho certeza quando começarem a ver o trabalho dando frutos logo investirão. 

ORAÇÃO - A bíblia diz que devemos orar todo o tempo (Ts 5:17), as crianças também precisam de nossas orações. Elas têm sido alvo do Diabo constantemente, as crianças são influenciadas pelo mal, através de brincadeiras, músicas e muitos desenhos animados, que são totalmente satânicos. É preciso realmente orar para que Deus proteja as crianças, (além de orar, será também necessário ensinar as crianças e a igreja em geral, sobre como o diabo tem entrado nos desenhos animados e nas brincadeiras, livros, jogos,  etc). 

URGÊNCIA - As crianças precisam de urgência, não deixe pra amanhã: “Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, quê é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.”  (Tg 4:14).

Crianças crescem rapidamente; e, se forem ensinadas ainda quando pequeninas, nunca se esquecerão: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele” (Pv 22:6). É promessa da Palavra de Deus. E quando não forem ensinadas, que pessoas elas serão? Quais tipos de caráter terão? Se nós, não ensinarmos alguém ensinará, ensinará o mal. Pense nisso: “Ensine as crianças hoje e amanhã não precisará punir aos homens”

Deus precisa de você para realizar essa grande obra, é realmente urgente, se você tem lido essas palavras é porque de alguma maneira o Senhor já tem lhe chamado para ganhar os pequeninos. Devemos ter pressa: “Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.” (João 9:4).