HALLOWEEN não é pra MIM; e, nem para os pequeninos!

24/10/2011 22:47

 

HALLOWEEN não é pra MIM; e, nem para os pequeninos!

A origem do halloween está intimamente associada à comunicação com os mortos. A festividade de halloween tem suas raízes nos festivais de outono dos celtas (hemisfério norte). Os celtas viveram há centenas de anos atrás, onde hoje é a Grã Bretanha e norte da França. Eram idólatras animistas, pois adoravam a natureza e tinham o deus sol como divindade favorita. Seus sacerdotes eram chamados de druidas. Eram influentes guias espirituais e dados a magia e a feitiçaria. Os celtas criam que o ano novo deveria ser comemorado na última noite de outubro, pois o véu entre o nosso mundo e o mundo dos mortos se tornava mais frágil, sendo essa noite o tempo ideal para se comunicar com os que já partiram. Acreditavam que os espíritos dos mortos voltavam ao antigo lar procurando algum contato com entes queridos. Se os vivos não providenciassem alimentos para esses espíritos, coisas terríveis lhes poderiam acontecer; e, se não lhes fossem oferecida uma festa nesta data, atormentariam os vivos. Seria uma noite de medo, pois os aldeões, amedrontados, acendiam fogueiras para honrar o deus sol, sacrificando-lhe animais e oferecendo-lhe colheitas, porquanto temiam que os espíritos matassem seus rebanhos e destruíssem suas propriedades. Para confundir os espíritos, os aldeões passavam a se vestir com roupas negras e usavam máscaras.

O cristão deve participar de tal festa? Há algum perigo de crianças e jovens cristãos participarem de festas comemoradas nas escolas e, principalmente, em bailes noturnos, nos quais se pede que seus participantes se apresentem vestidos como bruxo, vampiro, Frankstein, zumbi, sacerdote de magia negra, etc?

HALLOWEEN não é cultura

 

Halloween significa "All hallow's eve", palavra que provém do inglês antigo, e que significa "véspera de todos os santos", já que se refere à noite de 31 de outubro, véspera da Festa de Todos os Santos. Entretanto, o antigo costume anglo-saxão lhe roubou seu estrito sentido religioso; e, agora celebram à noite do terror, das bruxas e dos fantasmas.

Halloween marca um triste retorno ao antigo paganismo, tendência que se propagou também entre os povos espanos. Nesta época, de Halloween, podemos notar a presença de muitos elementos ligados ao folclore em torno da bruxaria. As fantasias, enfeites e outros itens comercializados, por ocasião dessa festa, estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros. As lojas estão abarrotadas desses apetrechos.

Na madrugada do dia 31/10 para o dia 01/11, dia que antecede o dia dos finados. Quem celebra acredita que na passagem dessa noite, as almas saem de seus túmulos e partem pelas ruas amedrontando todos aqueles que estão por perto. É essa crença que é cultivada no ‘Dia das bruxas’ ou Halloween.

Os símbolos desta prática

 

As bruxas são as principais simbologias desta festa. As histórias contam que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo e que essas festas ocorriam normalmente em 30 de abril e 31 de outubro. 

 

Abóboras e velas: as abóboras simbolizam fertilidade e sabedoria, enquanto as velas servem para iluminar o caminho dos espíritos. Conta a lenda, que a prática de cortar a abóbora e colocar uma vela acesa dentro dela, surgiu da estória de Jack, homem que gostava muito de beber e que se encontrou com o diabo no dia em que bebeu em demasia. Esperto, aprisionou o diabo em vários locais, até o dia em que de tanto beber morreu. Sua entrada no céu foi negada e no inferno também, já que humilhava o diabo em vida. A partir daí, a alma de Jack passa a perambular pelo mundo. As abóboras iluminadas, então passaram a ser utilizadas por Jack para fugir da escuridão e iluminar seu caminho. Quanta mentira!

 

Gato Preto: é um símbolo ligado às bruxas, pois estas conseguem se transformar em gatos. Outra superstição acerca dos gatos, é que estes são fontes de azar e que também são espíritos de pessoas mortas. Gato Preto: é um símbolo ligado às bruxas, pois a lenda diz que bruxas conseguem se transformarem em gatos. Muitos dizem que os gatos são fontes de azar e que também são espíritos de pessoas mortas. O gato preto faz parte da criação de Deus, não podemos deixar os nossos filhos enganados com essas inverdades.

que estes são fontes de azar e que também são espíritos de pessoas mortas. O gato preto faz parte da criação de Deus, não podemos deixar os nossos filhos enganados por essas inverdades. 

 

Doces: Travessuras ou gostosuras: é uma ‘brincadeira’ existente desde o século IX. Neste período, as pessoas faziam os “bolos das almas”, com massa simples e cobertura de groselha para entregar às crianças, que devidamente fantasiadas, batiam de porta em porta para pedir os bolos. Em troca de cada pedaço de bolo, a criança se comprometia a rezar pela alma de um parente de quem lhe ofereceu. Sabemos que é prática do catolicismo pedir ‘pelas almas’. E nós, servos verdadeiros do Senhor Jesus, devemos interceder sim, mas pelos vivos!

Vassoura: Na lenda, é o meio de transporte das bruxas. Como símbolo dessa prática, é usada para limpar os maus pensamentos.

Sem santificação não haverá vassoura que resolva!

Morcego: Na bruxaria é usado para que as pessoas consigam ver o íntimo de outras. No salmo 139, podemos verificar que somente o Senhor, nosso Deus, conhece o nosso interior.

 

 

10 motivos para dizer não ao HALLOWEEN 

Muitos em nossa sociedade secular acreditam que o halloween é nada mais que um festival inofensivo, o qual permite que crianças coletem doces. Mas, será mesmo? A origem desta mentira está profundamente enraizada no oculto e os cristãos devem permanecer longe. Aqui há dez motivos para isto:

1 – O dia 31 de outubro é há muito tempo conhecido como "O Festival da Morte", as tribos celtas e seus pastores, os Druidas, celebravam este dia como o criador da transformação da vida em morte.

- Hoje, o halloween é comumente celebrado por adeptos da bruxaria, os quais usam a noite para rituais.

- Pelo motivo de feiticeiros não herdarem o reino dos Céus.

- Os bruxos celebram o halloween como "A Festa de Samhain", a primeira festa do calendário bruxo. Sendo um festival da morte, halloweené uma época  que os feiticeiros tentam se comunicar com os mortos através de diversas profecias.
-Cristãos não devem se envolver com práticas ocultistas ou adivinhas. Atente para o mandamento do Senhor contra adivinhações em Deuteronômio 18.

- Ocultistas crêem que halloween é um período de transição entre a vida e a morte. Alguns ocultistas praticam adivinhação e acreditam que você pode aprender os segredos da vida e da sabedoria, deitando-se sobre um túmulo e ouvindo as mensagens dos mortos. Misericórdia!
Ocultistas também ensinam que espíritos e fantasmas deixam a sepultura durante a noite e se escondem calorosamente em seus antigos lares. Aldeões, temendo a possibilidade de serem visitados pelas almas dos antigos moradores, fantasiavam-se para

amedrontarem os espíritos em seu caminho.

7– A televisão está totalmente vinculada com essa prática. No dia 31 de outubro deste ano haverá um festival de desenhos e filmes (voltados para o público infantil). Os canais: Discovery Kids,

Cartoon, Disney e Nickelodeon estão anunciando a todo o momento. Confira você mesmo a programação prevista para o dia 31/10. Alguns falam:Será o dia do horror! E outros: O dia de todas as bruxas!

No dia 31 é melhor desligar a TV.

- Participar do halloween dá sanção a um feriado que promove bruxaria, adivinhação, casas mal-assombradas, e outras práticas ocultas.

– É necessário afastar os nossos filhos e conversar com as escolas que querem promoverem tais festas.

10 - DEVEMOS celebrar o Dia da Reforma Protestante (também no dia 31 de outubro). Não devemos, como cristãos, apoiar nem promover ohalloween.