Onde estão os pastores de crianças?

19/06/2014 18:08

ONDE ESTÃO OS PASTORES DE CRIANÇAS?

     Este artigo saiu na Revista "O Evangelista de Crianças" ano 58, nº 228, julho/agosto/setembro/2012.

 
As crianças necessitam urgentemente de homens e mulheres que se submetem à vontade de Deus
e se dediquem a pastoreá-las. O momento atual exige isso.
O que faz um “pastor” de crianças, que deseja fazer a vontade do Pai?
Os pastores sempre foram conhecidos como profissionais que alimentavam e protegiam os rebanhos, que procuravam as ovelhas perdidas e que livravam dos animais ferozes as ovelhas que estivessem sendo atacadas.
Já vimos  o trabalho do pastor à procura da ovelha perdida. Vejamos agora o pastor como aquele que alimenta o seu rebanho.
O termo “pastor” aparece setenta e sete vezes no AT (raah). No grego (poimén) aparece dezoito vezes.
No seu sentido literal, um “pastor” é alguém que cuida dos rebanhos de ovelhas. Aparece pela primeira vez em Gênesis 4:2, referindo-se a ocupação de Abel. Pode-se dizer que, ao lado da profissão de agricultor, é a mais antiga profissão do mundo.
Moisés era apenas um pastor, em Midiã, quando Deus o chamou ao Egito para libertar o povo de Israel, que estava ali escravizado há várias gerações.
Davi era apenas um pastor, em Belém, quando Deus o chamou a fim de liderar o reino de Israel.
Deus é o Pastor de Israel. “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará” (Salmo 23:1). Ver ainda Isaías 40:11; Jeremias 31:10 e Ezequiel 34:12.
No NT Jesus Cristo é o Bom Pastor que deu a sua vida pelas suas ovelhas (João 10:2,11,14,16). Ele é chamado o Grande Pastor em Hebreus 13:20. Em 1 Pedro 2:25 Ele é chamado de Supremo Pastor.
 
Características do verdadeiro pastor
 
1) Instrui e guia as ovelhas com a sua palavra e com o seu exemplo, indo adiante delas.
2) Vive bem familiarizado com as suas ovelhas, e elas o conhecem bem, o que indica comunhão e comunicação.
3) É inteiramente devotado ao seu rebanho e dá a própria vida pelas suas ovelhas.
4) Garante a segurança do rebanho, vigiando contra os ataques dos inimigos.
5) É sadio na doutrina, forte na fé, tem prazer em ensinar e é capaz de fazê-lo;
6) Vive uma vida de piedade e manifesta o fruto do Espírito em sua vida;
7) É responsável e perseverante;
8) Busca a santificação, é equilibrado e livre de vícios;
9) Tem boa reputação e não é dado a contendas;
10) Tem uma linguagem sadia e não usa de maledicências ou fofocas;
11) Vive honestamente, não é ganancioso, nem anda atrás do dinheiro;
12) Tem uma boa família, que não lhe traz perturbações;
13) É conhecido pelas boas obras que realiza.
 
O PASTOR QUE ALIMENTA O CORDEIRO DE CRISTO!
 
Mais além da evangelização das crianças, é preciso alimentá-las. O alimento é a doutrina bíblica e saudável. Este é o alimento verdadeiro para as crianças que Jesus chama de seus cordeiros. Ele mesmo diz: “Apascenta os meus cordeiros” (João 21:15).
Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, você me ama mais do que estes? Disse ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse Jesus: Cuide dos meus cordeiros” (João 21:15).
A palavra aqui significa alimentar, cuidar. No versículo seguinte significa governar, dirigir, orientar, fazer tudo o que um pastor tem que fazer com um rebanho. Mas no versículo que fala dos cordeirinhos o significado principal é o de alimentar. Este dever não pode ser negligenciado. Há uma necessidade imperiosa de instruir as crianças na fé. As crianças precisam principalmente aprender a doutrina, a verdade e a vida do evangelho de Cristo. Elas precisam que a verdade da Palavra de Deus lhes seja ensinada com clareza e convicção.
Os que ministram às crianças precisam tornar a doutrina simples; essa será a parte principal do seu trabalho. Ensinar aos pequenos a verdade completa porque as crianças salvas, os cordeirinhos de Jesus, têm que crescer, aumentando a capacidade de saber, de ser, de fazer, de sentir, portanto precisam ser bem alimentadas e bem instruídas.
 
Elas correm o risco de que sua fome seja satisfeita com a mentira, com o erro, com a má doutrina. O inimigo fará de tudo para ganhar as mentes das crianças. Nós temos que chegar primeiro e ganhar os corações dos pequenos com a mensagem de Deus
Infelizmente, o que se vê hoje é cordeiros e ovelhas sem pastoreio algum, sem alimento. É a época do alimento desprovido de nutrientes e que provoca doenças como câncer e diabetes   . Só coisas gostosas e atraentes, lanches, doces, bebidas efervescentes, e tanto mais. Hoje, o que se vê é show, atração, brincadeiras, festas. Onde estão os púlpitos?
O versículo “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22:6) talvez seja um dos mais conhecidos e citados quando o assunto é a criança. No entanto, a questão é a seguinte: Até que ponto acreditamos em sua afirmação e agimos de acordo? O que, de fato, se ensina à criança hoje?
Entremos, por um momento, numa casa    cujos pais estão com os filhos nos primeiros anos de sua vida; talvez um deles já iniciando sua experiência na escola. Quais brincadeiras e brinquedos atraem estas crianças? Quanto tempo de conversação os pais têm com os seus filhos? Em que momento todos se reúnem para oração e leitura da Bíblia? Será que a família tem tempo para conversar? Será que faz suas refeições diante da televisão? Será que estas crianças ficam totalmente “ligadas” nos games, nos programas de tv   , nos jogos da internet?
Entremos, também, numa sala de aula. Que tipo de ensino recebem as crianças? Será que ouvem que o mundo surgiu por acaso? Ou na seqüência de um processo evolutivo? E que não existe um Criador?
E se entrarmos numa igreja local, encontraremos crianças sendo devidamente orientadas quanto à Pessoa de Deus? Quanto ao evangelho todo da salvação em Cristo? Quanto ao valor e à riqueza da Bíblia, a Palavra de Deus? Ou será que encontraremos apenas entretenimento sem conteúdo e professores despreparados? O que, afinal, está sendo colocado nas mentes das crianças?
Para atrair as pessoas para si, principalmente as crianças, a Igreja está mais empenhada em divertir os seus pequenos. O que mais se vê é um programa atrativo, cheio de atividades interessantes, com barulho, muito movimento, novidades e surpresas. Metodologias com características inovadoras têm surgido. Algumas excelentes, outras nem tanto assim. Metodologias são muitas bem vindas! De qualquer forma, independente da metodologia escolhida o fundamental é: Existe um conteúdo bíblico consistente?
As aulas para as crianças precisam ter conteúdo bíblico, ensino sério sobre a pessoa de Deus, depend   ência e presença do Espírito Santo, seriedade, respeito, reverência.
Pessoas procuram métodos inovadores, visuais que impressionam,  músicas que tenham ritmo e barulho, atividades com movimento, atividades manuais excêntricas... Mas não estão preocupadas com o genuíno leite espiritual. (I Pedro 2:2).
Onde está o ensino que vai livrar a criança do inferno? (Mateus 10:28) Onde está o ensino que vai livrar dos enganos de satanás? (I Timóteo 4:1) Onde está o ensino que vai fazê-lo andar no caminho certo mesmo na velhice? (Provérbios 22:6) Onde está o ensino que leva ao Príncipe da verdadeira Paz? (Isaías 9:6).
Não se trata de ser contra brincar, fazer atividade manual, cantar com ritmo e barulho, nem mesmo contra a diversão!  Pelo contrário, tudo isso é importante. O fundamental é colocar, nas programações, em primeiro lugar, o ENSINO DE DEUS.
Onde estão os pastores de crianças que vão ajudar e incentivar as crianças a memorizarem versículos bíblicos? A cantarem músicas com conteúdo cristão? A conhecerem o evangelho e a doutrina através de lições bíblicas bem preparadas? A direcionar toda e qualquer atividade para o ensino, fixação e prática da Palavra de Deus, a Bíblia?
Continuaremos esse tema falando do pastor que protege o seus cordeirinhos. Aguarde!
 
Gilberto Celeti
Superintendente nacional da APEC/Brasil