Usando o Livro Sem Palavras
O Livro Sem Palavras
O Livro sem palavras é um excelente meio para alcançarmos as crianças para Cristo, creio que seja a maneira mais fácil das crianças entenderem o plano da salvação, tenho visto isso na prática, depois que as crianças ouvem sobre o “livrinho de cores” nunca mais esquecem, elas aprendem rapidamente e ensinam para outras, as crianças podem e devem evangelizar. Crianças no mundo inteiro têm conhecido sobre o amor de Deus através desse maravilhoso livro. Livro esse que as crianças não precisam saber ler para compreenderem o que ele diz.
Não sei realmente quem o inventou, mas uma coisa tenho certeza foi inspiração do Espírito Santo.
Aprenda como usá-lo e não abra mão desse “trunfo”.
Faça um livrinho com cinco cores diferentes, a capa deve ser verde a 1ª e 2ª página deve ser amarela (use um papel bem brilhante, num tom que lembre o ouro), a 3ª e 4 ª página deve ser preta, a 5ª e 6ª página deve ser vermelha, a 7ª e 8ª página deve ser branca. Você também pode resumir o número de páginas trabalhando assim uma cor por página, porem, acho mais interessante trabalhar com o livro sempre aberto, deixando assim duas páginas por cor, melhor para a visualização das crianças. Nunca inverta a ordem das cores.
Depois de confeccionar o livrinho você já poderá usá-lo como alvo de evangelização. Abra na página correspondente a cor e diga o que ela significa. Se possível tenha a Bíblia em mãos para ler às crianças os versículos que você mencionará de acordo com as cores que estiver apresentado.
Você deve apresentar as cores na seguinte ordem:
Página Amarela – O Céu – Nessa página você vai apresentar a fonte da salvação, o amor de Deus e seus atributos.Comece falando da beleza do Céu, diga que a página é amarela e brilhante para nos fazer lembrar do ouro, que o Céu tem ruas de ouro, tem praça de ouro. E que o pecado não entra lá.
“As doze portas são doze pérolas, e cada uma dessas portas de uma só pérola. A praça da cidade é de ouro puro, como vidro transparente.” (Ap 21:21). Fale bastante da beleza do céu, e do amor de Deus que fez esse céu tão lindo para que possamos morar. Enfatize bem que no céu não tem nada de ruim, não tem choro (lá não há tristeza), não tem remédios (lá ninguém fica doente), não tem morte, todos os salvos ficarão lá eternamente felizes.
Versículos mais apropriados: João 3:16; Ap 21:21; Jr 31:3; João 14:2; Rom 5:8; e etc.
Página Escura– O Pecado – Nessa página você vai apresentar a necessidade da salvação. Comece dizendo que quando pecamos o nosso coração fica tão sujo quanto essa página e que só Deus pode limpa-lo. Ensine a criança que ela necessita de salvação, que ela também já pecou e que o pecado nos separa de Deus. Explique que todos já pecaram: “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rom 3:23). Dê exemplos práticos de pecados na vida das crianças, como mentir, xingar, desobedecer, pegar as coisas dos colegas e etc. Não diga página preta e sim página escura, a crinça não deve associar a cor preta como ruim e sim a escuridão (trevas).
Versículos mais apropriados: Rom 3:23; Rom 6:23; I João 1:9; Salmos 51:5 e etc.
Página Vermelha – O Sangue Derramado – Nessa página você vai apresentar a provisão para a salvação. Explique à criança que Jesus derramou sangue por ela e que esse sangue nos purifica de todo pecado, nos da uma nova vida.
O nosso coração poderá ficar limpo se aceitarmos a Ele como salvador. O sangue que Ele derramou na cruz comprou a nossa passagem para o céu: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rom 6:23). Não deixe de dizer que ele morreu mas ressuscitou ao terceiro dia, ele está vivo! Nesse momento você fará o convite para que a criança possa aceitar a Jesus como salvador, depois que ela aceita-lo faça com ela uma oração de confissão (veremos como mais tarde). Só continue com as outras páginas caso a criança aceite a Jesus, caso contrário encerre aqui.
Versículos mais apropriados: Rom 6:23; Rom 5:8; João 1:12; I Co 15 3 e 4; Hb 9:22b e etc.
Página Branca – Coração Limpo (Vida sarada) – Nessa página você vai ensinar a criança sobre o presente da salvação que ela acabou de receber, ela está salva, seu coração está limpinho, Jesus apagou toda sujeira do pecado:
“E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Co 5.17).Conte-a que agora ela é uma nova criatura e que um dia irar morar no céu. Dê a criança segurança da salvação, conte mesmo se porventura ela cometer erros, poderá pedir perdão, não perderá a salvação e que Jesus nunca a deixará.
Com certeza como todo novo convertido, essa criança precisará de um acompanhamento, precisará ser acompanhada por alguém (consolidada), que pode ser um adulto ou uma criança madura na fé. Não deixe o “fruto” se perder.
Versículos mais apropriados: Hb 13:5b; Rom 6:23; João 1:12; Ap 3:20; I João 1:9; Is 59:1; João 5:24 e etc.
Página verde – Nova criatura (Crescimento espiritual) – Explique a criança que agora que ela nasceu de novo, precisa conhecer mais sobre o Senhor Jesus, precisa ler a Bíblia, se ela não tem uma Bíblia, é importante que tenha.
“Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 3:18 a). Explique que para crescer a criança precisa ir a igreja, convide-a para as programações apropriadas à sua idade, cultos infantis, células e etc.
É muito importante que você anote o nome e endereço da criança que se decidiu por Cristo, para que possa visitá-la posteriormente. Ela precisará ser consolidada por alguém mais experiente na fé (veremos como mais tarde).
Versículos mais apropriados: 2 Pd 3:18; Josué 1:8; 2Tm 3:16; Rm 15:4 e etc.